terça-feira, 20 de abril de 2010

capitalismo no seculo xvi

Seria a primeira fase do capitalismo:


Origens
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da idade media para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.


Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as grandes navegaçoes e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes características capitalistas : busca do lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.

Escala Richter

A escala de Richter quantifica a magnitude sísmica de um terremoto.A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico - o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não conservou o nome de Beno Gutenberg. No princípio, esta escala estava destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (oeste dos Estados Unidos).Apesar do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada.

Ondas Eletromagnéticas .

É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas. Iniciando pelos Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.
Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia; as emissões na faixa de radiofreqüências dos "quasares" (objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).

As Ondas Sonoras


As ondas sonoras são ondas mecânicas que estão constantemente presente em nossas vidas, ou seja, são os sons que ouvimos a todo instante. Como se sabe, as ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, meios líquidos, sólidos ou gasosos. Dessa forma, pode-se concluir que essas ondas não se propagam no vácuo, pois neste não existe matéria.


Todos os fenômenos sonoros são produzidos através das vibrações dos corpos materiais, por exemplo: quando falamos, as nossas cordas vocais vibram fazendo com que o ar existente ao redor das cordas vibre, essa agitação se transmite de molécula a molécula do ar até alcançar os nossos ouvidos. Desse modo, se produz os sons e o mesmo acontece com as cordas de um violão ou de um piano. Todos os fenômenos acústicos são produzidos da mesma forma, ou seja, através da vibração dos corpos, mas o ouvido humano não consegue captar todos, somente aqueles que se encontram na faixa cuja freqüência está compreendida entre 20 Hz e 20 000 Hz. Assim, podemos definir som da seguinte maneira:


O som é uma onda longitudinal que se propaga somente em meios materiais, ou seja, meios sólidos, líquidos e gasosos, e que possui freqüência que está compreendida entre 20 Hz e 20 000 Hz. As ondas sonoras que fogem desse intervalo não são perceptíveis ao ouvido humano, e são denominadas de infra-som e ultra-som.


O infra-som são ondas sonoras que possuem freqüências inferiores a 20 hertz e o ultra-som são aquelas ondas que ultrapassam a freqüência de 20 000 hertz. Ao contrário dos seres humanos, existem alguns seres do reino animal cujos ouvidos conseguem captar essas freqüências como, por exemplo, os morcegos e os cachorros. Os cães conseguem perceber sons ultra-sonicos que alcançam a freqüência de 50 000 Hz, já os morcegos emitem freqüências sonoras que podem chegar a 120 000 Hz e é através delas que conseguem se locomover no escuro.


Assim como fazem os morcegos, existe um aparelho chamado sonar, o qual emite ultra-sons e que é muito utilizado por embarcações como, por exemplo, os submarinos, para fazer a localização de objetos como também medir a distância até o mesmo.


Ondas sonoras .

Ondas Mecanicas


São perturbações que precisam de um meio material elástico para se propagarem, e através desse meio transpota energia e quantidade de movimento. Como exemplo de ondas mecânicas temos ondas em cordas e o Som. Para os seres humanos a percepção de uma onda sonora depende, basicamente da freqüência e da intensidade do som essa ondas são produzidas por corpos oscilantes. O ouvido humano só é capaz de perceber ondas sonoras entre 20 Hz e 20.000 Hz. As ondas eletromagnéticas não necessitam de meio material para se propagarem, se propagam também no vácuo. É o caso das lâmpadas fluorescentes.
As cordas vocais, as cordas da guitarra, a membrana do tambor ao serem perturbados, isto é, ao serem acionados emitem sons, os quais atingem nossos tímpanos fazendo-os vibrar, captando essas freqüencias.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como ocorre o terremoto?


A terra é formada por camadas: a hidrosfera (de água), a atmosfera (de gases) e a litosfera (de rochas). A litosfera é a camada mais rígida da terra e divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas. Essas placas tectônicas se movimentam lentamente,e as vezes se chocam. Quando esses choques sãofortes demais,ocasiona seu rompimento,liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas mecanicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.

o que é terremoto?


O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. e provocado pelo choque das placas tectonicas que provoca ondas mecanicas que ao chegar na superficie se espalhamfazendo com que o chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.